PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE

Após os 40 anos de idade o processo degenerativo fisiológico humano passa a ser mais acentuado, isso impacta em modificações da estrutura corporal, podendo proporcionar malefícios de alto risco a saúde.

Aos 50 e 60 anos torna se mais acelerado a degeneração física, as alterações fisiológicas serão mais impactantes a saúde. O alto risco de acidentes quedas seguido de possíveis traumas ou fraturas, doenças como depressão, diabetes, hipertensão, obesidade e sarcopenia passarão a ser mais presentes. Justificado pela diminuição da capacidade funcional, capacidade de gerar trabalho físico, diminuição da composição de massa muscular, limitação das respostas de capacidades condicionantes, o aumento da gordura corporal, principalmente na região do abdome.

E um dos aspectos físicos de declínio que pode se tornar um agravante é capacidade do corpo de gerar força e resistência e o aumento da circunferência da região abdominal

Estes aspectos quando não atentados a maiores cuidados poderão promover o desenvolvimento de doenças crônicas, posteriormente passando a ser acompanhado por prescrições medicamentosas para controle de acordo com sintomas e condições clínicas apresentadas.

O nível força e resistência muscular está relacionado com a condição de resposta do sistema cardiovascular e maior ou menor condição de sobrevivência.

A medida da circunferência abdominal está relacionada a um estado de desequilíbrio, desarmonia fisiológica endócrino, condições funcionas e maus hábitos sustentados. A circunferência abdominal é um indicador de situação inflamatória, logo vai impactar mais cedo ou mais tarde em sintomas e desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas.

Contudo, o exercício físico estruturado de forma adequada, assertiva e individualizada, terá a capacidade de promover mudanças cárdio endócrino metabólicas e funcionais significativas, capazes de proporcionar a prevenção, atuar no tratamento, inibir o avançar ou aparecimento de doenças cronicas de alto risco que podem comprometer a saúde antes e principalmente após os 40 anos de idade.