NUTRIÇÃO, DESEMPENHO E METABOLISMO

Pensando no processo de funcionamento fisiológico eficiente, para padrões de nutrição, de maneira que o organismo possa trabalhar em uma conexão de respostas sustentáveis para o melhor desempenho físico. A organização alimentar, a hidratação, o exercício físico paralelo ao descanso, são pontos fundamentais para garantir o equilíbrio e manutenção de um sistema biológico, relacionado as funções dos mecanismos de controle molecular, a ações e respostas adequadas para a manutenção das demandas relacionadas ao desempenho físico no exercício e fora dele. Neste sentido, devemos considerar e estão diretamente envolvidos a uma situação comportamental dos sistemas neural, cardiovascular, endócrino e muscular esquelético

Na rotina alimentar e considerando seus nutrientes essenciais, eles precisam ser necessariamente ingeridos diariamente, porque serão metabolizados, quebrados, estocados para geração de energia, afim de sustentar as necessidades do nosso organismo, sustentar as demandas exigidas na atividade física ou para o exercício físico

. A prescrição do treinamento físico de forma estruturada, organizada, conhecedora, se torna um aspecto como forte aliado, de suma importância para que se possa otimizar, potencializar o processo da beta oxidação de gorduras, da biogênese mitocondrial. Paralelamente a essas adaptações que precisam ser progressivas através da manipulação do treinamento físico, objetivando conseguir também inibir a lipo gênese e o acúmulo de componentes inflamatórios “citocinas” na região abdominal, que é um dos principais indicadores de probabilidade de doenças relacionadas.

. Contundo, tanto a reeducação, o equilíbrio alimentar somado ao treinamento físico, vão contribuir para alcançar as necessárias mudanças físicas significativas que irão favorecer a saúde.

E no que se refere a mudanças para pessoas normais, nada precisa ser rápido e muito menos agressivo, apenas uma questão de perceber o quadro atual de saúde, saber das escolhas e consequências boas ou rins, selecionar melhor produtos de consumo, buscar informação com pessoas entendedoras, ter persistência organização e rotina

“Seis dias organizados de rotina alimentar, reeducação, somado a um programa de exercício planejado, são mais expressivos metabolicamente, do que 1 dia desorganizado de consumo alimentar inadequado. “Não vai atrapalhar os resultados”

. Assim como por exemplo, a padronização dos horários e tipos de alimentos que são ricos em nutrientes essenciais, que realmente vão nutrir, sustentar o organismo, atrelado a estruturação e manipulação adequada do treinamento semanal, serão pontos fundamentais para diminuir riscos de doenças relacionadas ao “sedentarismo, a sarcopenia, a obesidade”.

. Os aspectos pontuados anteriormente de nutrição, as mudanças dos hábitos irão proporcionar a otimização das respostas dos mecanismos neuro endócrinos metabólicos de forma mais expressiva ao caminhar de um processo persistido de rotina mensal organizado, para que se possa potencializar o desempenho físico relacionado a progressividade da aptidão no treinamento, também maximizar respostas da metabolização de gorduras e manutenção ou o aumento da massa muscular, que é um aspecto físico de grande importância para a sobrevivência.

. Alguns alimentos quando consumidos de forma mais frequente semanalmente podem comprometer o funcionamento destes mecanismos metabolizadores da gordura, gerando um sobrecarga em órgãos como pâncreas, rins e fígado, isso passa a não ser um aspecto interessante para a respostas do sistema endócrino, podendo proporcionar severos agravantes com a continuidade sustentada da rotina.

A atenção que é preciso ter, são com os “combos” – que contém adicionais de sódio, açúcar e gordura saturada” que na verdade acabam sendo de maneira frequente, somados com o restante da alimentação diária”.
Exemplo de alimentos que tornam “combos” quando sustentados, consumidos várias vezes durante a semana : Quitandas, refrigerantes, sucos de caixinha, cerveja, produtos ricos gordurosos. A soma semanal na maioria das vezes excede a caloria necessária diária. A continuidade proporciona distúrbios metabólicos, principalmente em pessoas sedentárias.
.

“Geralmente consegue se maior controle com uma nutrição essencial, em relação a opções a quantidades consumidas de produtos industrializados que em sua maioria são gostosos mas, são ricos em valências sódio, açúcar e gorduras.

. O fator exercício físico mais nutrição essencial, beneficia metabolicamente em menor sobrecarga pancreática, adequação do nível glicêmico e insulina circulante. Menos sobrecarga renal, menos retenção de sódio, menor necessidade de liberação dos mecanismos renina, angiotensina, logo menos retenção de água ou seja menos inchaço, logo também menos sofrimento de ordem hepática.

1- Entenda, todos alimentos que ingerimos serão metabolizados, precisam ser quebrados, transformados em glicose circulante, através da corrente sanguínea estocados como glicogênio muscular, que é fonte de energia essencial para o bom desempenho físico diário.

2- Mas se o pâncreas por exemplo, recebe uma carga mais elevada de açúcar, ele sinaliza mecanismos para liberar uma quantidade maior de insulina, isso porque a glicose circulante está elevada (situação sustentada hiperglicemia). “Níveis de glicose elevados e sustentados pode levar ao Diabetes”

3- A insulina (hormônio) sustentada acima dos níveis adequados, inibi a ação de mecanismos metabolizadores da gordura, assim fica mais difícil para diminuir processos inflamatórios da região do abdome, concentrações ocasionadas pelo acumulo de estoques de gordura (citocinas inflamatórias), que podem promover distúrbios metabólicos, também comprometer o desempenho físico.

4- Sendo assim, o Passo A – será adequar um programação avaliativo diagnóstico funcional, um quadro de exercícios semanal planejado, manipular as variáveis certas de acordo com o perfil, de forma que permita impactar mecanismos e processos metabolizadores fisiológicos para proporcionar adaptações, tanto hipertróficas como o aumento do consumo máximo do oxigênio, (aumentar a taxa de trabalho semanal corporal)

5- Passo B – “diminuir, minimizar “combos” semanais, mas sem sofrimento, aos poucos, com calma, tranquilidade! As quitandas, mussarela, presunto, peito de peru, refrigerantes, açúcar de mesa, cerveja, carne gordurosa, frituras”. Estabeleça um padrão de nutrição, horários, paradas curtas, planeje antecipadamente, prepare os alimentos, alguns alimentos sintéticos devem fazer parte da rotina, porque são de fácil preparação como por exemplo: Wey protein, entre outras opções no mercado. Enfim, com certeza será um passo importante para as mudanças objetivas da composição corporal, para a excelente saúde e desempenho físico, seja para o emagrecimento ou ganhos de massa muscular.